GUSTAVO ROSA no MUBE, 24 /11/ 2009

0
Gustavo Rosa é tema de livro de arte.

Traduzir em um livro uma das figuras mais destacadas no campo das artes visuais brasileiras, mostrando suas obras e sua trajetória profissional de quase meio século. Este foi o desafio do autor e crítico Jacob Klintowitz ao escrever o livro “Gustavo Rosa - A Penúltima Visão da Realidade”. A publicação faz parte da série “Resgatando Cultura”, projeto do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, que será lançado no dia 24 de novembro no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo.

O livro é uma comemoração aos mais de quarenta anos de carreira no campo artístico. O artista costuma dizer que nasceu desenhando e o aprimoramento de seu trabalho se deu na observação de outros artistas e em aulas práticas eventuais.

O trabalho de Rosa é marcado pelo registro bem humorado do cotidiano, repleto de figurativismo, louvando as formas e dinâmicas da humanidade. Sua visão crítica e aguçada reproduz uma crônica visual com figuras singelas, recortadas e lúdicas que ora reverencia personagens ilustres, ora assume um tom sarcástico ao decodificar os sinais de nossa cultura. A publicação com 160 páginas traz reproduções de suas principais obras. Os trabalhos de Gustavo Rosa poderão ser visitados de 24 de novembro a 6 de dezembro de 2009, no MuBE.

A receita gerada com a comercialização do livro será revertida para as Oficinas de Arte do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, beneficiando jovens e adultos com deficiência intelectual.

Pintou a Síndrome do Respeito

Gustavo Rosa também contribuiu ativamente com o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural ao visitar as Oficinas Culturais e ao interagir com jovens e adultos com deficiência intelectual na área artística, orientando e estimulando-os a exercitarem suas habilidades e criatividade.

“Adoro observar suas reações diante das cores e formas das minhas telas e me alimento da criatividade deles. A arte não deve ser usada apenas para por na parede, deve interagir com as pessoas no dia a dia.", diz o artista.

Durante três meses, ele visitou as entidades atendidas pelo projeto “Pintou a Sindrome do Respeito”, tais como: CEDE, Pestalozzi, Apoie, Casa de Cultura de Santo Amaro, APAE São Paulo, Adere, CCM, ADID e Chaverim.

Sobre o artista

Autodidata, Gustavo Rosa é artista gráfico, gravador e desenhista. Em 1967, abandonou a carreira publicitária, para se dedicar exclusivamente à pintura. Sua primeira exposição individual foi na Galeria Alberto Bonfiglioli em 1970. Estudou gravura em 1974, com o norte-americano Rudy Pozzati, no MAB/FAAP. Lançou, em 1994, uma grife com o seu nome em Nova York (Estados Unidos). Passou a desenvolver capas para cadernos escolares da Tilibra no ano de 1998.

"Nunca fui acadêmico", diz. "Comecei com pintura moderna, tive a fase geométrica e acabei nas formas redondas. Mas sempre fui figurativo. Hoje brinco com formas ao meu bel prazer." É um rebelde assumido. "Faço o que quero e não dou satisfação a ninguém. Não me rendo a marchands e não sigo tendências."
De renome internacional, participou de inúmeras exposições. Destacam-se: Exposição Brasil-Japão, no Museu de Belas Artes de Tóquio (Japão), 1979/1980; Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro, 1979; Panorama da Arte Atual Brasileira, no MAM/SP, São Paulo, 1980/1983; Feira Internacional de Lisboa, Portugal, 1986; 3rd Art Exhibition (Art Expo), no Centro de Convenções de Los Angeles, EUA, 1987; Coletiva, no International Museum of 20th Century Arts, Los Angeles, 1990; Eco Art, no MAM/RJ, Rio de Janeiro, 1992; Off Bienal Um, no MuBE, São Paulo, 1996.

Sobre o Instituto

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, atua desde 2007 nacionalmente com promoção, divulgação e participação em atividades culturais de diversas áreas, contribuindo com a educação, inclusão social, cultural e geração de renda para pessoas com deficiência intelectual.
Dentre os projetos do Instituto estão além de “Resgatando Cultura”, as Oficinas de Arte do programa “Pintou a Síndrome do Respeito” criado para promover a inclusão cultural de jovens com necessidades especiais e os projetos de Karatê e Taekwondo. Cada projeto conta com uma equipe técnica especializada formada por: educadores especializados, artistas plásticos, além de pedagogos, psicólogos e produtores multimídia; e a parceria das instituições especializadas no atendimento a pessoas com deficiência intelectual.


Exposição de Gustavo Rosa e dos participantes do projeto “Pintou a Síndrome do Respeito” – De 24 de novembro a
6 de dezembro de 2009 – De terça a domingo, das 10 às 19 horas - Local – MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Av. Europa 218

FONTE : http://www.institutoolgakos.org.br/not_gustavo.html

No Response to "GUSTAVO ROSA no MUBE, 24 /11/ 2009"

abre aspas

só é novo o que estava esquecido

Das iniciativas, Goethe

Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos, a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente a providência move-se também.

Para nos ajudar ocorre toda uma série de coisas, que de outra forma não teria ocorrido. Brota da decisão uma corrente de acontecimentos fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros, e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer possa fazer ou sonhe que o possa, faça-o! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora.