'O belo com objetivo', o livro em si já é uma obra-de-arte

0
Michelangelo : La Dotta Mano, lançado por ocasião dos 500 anos do início dos afrescos do artista na Capela Sistina, no Vaticano, reproduz 5 gravuras de desenhos e documentos do artista italiano e 83 fotos originais do fotógrafo italiano Aurelio Amendola. O texto do livro é do século 16 e relata a vida de Michelangelo. Ele foi escrito por um amigo do artista, o pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, conhecido principalmente por suas biografias das personalidades mais criativas de seu país. É o livro contemporâneo mais caro do mundo: custa 100 mil euros, cerca de 260 mil reais.

O livro é a síntese de um minucioso e sofisticado processo de produção, que resgata a riqueza artística dos séculos 15 e 16, a época do Renascimento Italiano. A suntuosa obra de 24 quilos e 264 páginas reúne inúmeras preciosidades. A começar pela capa do livro, que contém uma escultura em mármore de Carrara, uma réplica da Madonna della Scala, uma das primeiras obras de Michelangelo, realizada quando ele ainda era adolescente e que pode ser vista, hoje, em Florença, na Itália, na casa Buonarroti, sobrenome de Michelangelo. A reprodução da escultura foi feita com o material tirado exatamente da mesma pedreira - Il Polvaccio - onde Michelangelo costumava adquirir o mármore para suas principais criações, como a Pietá. O veludo de seda que cobre a capa é confeccionado em teares antigos, o que permite produzir somente oito centímetros de tecido por dia. O luxuoso papel é fabricado com algodão puro, fibra por fibra, à mão. Uma marca d’água impressa, realizada com uma técnica utilizada no século 14, grava a assinatura de Michelangelo em cada página do livro.

Antonio Pistilli, diretor da filial da editora italiana FMR, em Paris, diz que inúmeros ateliês de artistas e artesãos trabalharam na realização do livro. A equipe colocou, lado a lado, especialistas em encadernação, impressão gráfica, caligrafia, fotolitogravuras. Esse pólo artístico e cultural, batizado de Officina del Splendore, será responsável por essa coleção, intitulada Book Wonderful, cuja garantia é de 500 anos. A durabilidade é devida, em parte, ao papel que não contém ácidos nem derivados de clorina, que causam a deterioração do material com o tempo.

http://www.rfi.fr/actubr/articles/105/article_12985.asp

No Response to "'O belo com objetivo', o livro em si já é uma obra-de-arte"

abre aspas

só é novo o que estava esquecido

Das iniciativas, Goethe

Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos, a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente a providência move-se também.

Para nos ajudar ocorre toda uma série de coisas, que de outra forma não teria ocorrido. Brota da decisão uma corrente de acontecimentos fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros, e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer possa fazer ou sonhe que o possa, faça-o! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora.